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Petrobras

Ouvidoria-Geral

Nossa Ouvidoria-Geral é um canal independente de relacionamento com nossos púbicos de interesse. Por meio dela, recebemos e tratamos denúncias, reclamações, solicitações de informações, pedidos, sugestões ou elogios, consultas de conflitos de interesse e demandas relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. As manifestações são recebidas, tratadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com independência, isenção, ética e confidencialidade.

Nossa Ouvidoria-Geral tem como prioridade receber todas as manifestações. Contudo, a Petrobras dispõe de canais específicos por meio dos quais é possível obter informações sobre:

Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

O nosso compromisso com a privacidade visa garantir a proteção dos dados pessoais e segurança das informações, em conformidade com as legislações vigentes. Para conhecer como tratamos as informações e dados pessoais de nossos públicos acesse nosso Aviso de Privacidade.

Quando procurar a Ouvidoria-Geral

Nossa Ouvidoria-Geral recebe reclamações, pedidos, sugestões e elogios. À Ouvidoria-Geral também podem ser enviadas denúncias, pedidos de acesso à informação na forma do previsto na Lei nº12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI), consultas no âmbito da Lei de Conflito de Interesses (Lei nº. 12.813/2013) e demandas relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).

Apesar de receber todas as manifestações, nossa Ouvidoria-Geral não substitui os canais de primeiro atendimento da companhia. Estão fora dos limites da atuação da Ouvidoria-Geral tratar manifestações que relatem questões privadas e pessoais sem relação com a atuação da Petrobras, bem como demandas que estejam na esfera judicial.

Formas de contato

Recebemos manifestações por meio de formulário eletrônico, telefone ou carta. Atendimentos presenciais podem ser agendados por telefone.

0800 282 8280
 
Ouvidoria-Geral da Petrobras
Rua Henrique Valadares, 28, 17º andar
Centro – Rio de Janeiro/RJ
Cep 20.031-030

Reclamação, pedido, sugestão ou elogio 

Caso você já tenha apresentado a sua manifestação aos canais de primeiro atendimento da companhia e queira fazer uma reclamação, pedido, sugestão ou elogio na Ouvidoria, preencha um dos formulários abaixo.

Clique aqui para saber como seus dados pessoais serão tratados durante a tramitação de sua demanda

Os Dados Pessoais (informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável) e os Dados Pessoais Sensíveis (origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico) eventualmente coletados na sua demanda serão utilizados unicamente para o tratamento dos fatos relatados, não sendo destinados a outras finalidades.

É importante informar somente os Dados Pessoais e/ou os Dados Pessoais Sensíveis indispensáveis ao tratamento da demanda relatada. Atente para os campos obrigatórios como nome completo, e-mail e CPF, bem como para os campos no formulário de livre preenchimento para a apresentação da manifestação: Mensagem e Anexo(s). Não esqueça de descrever com clareza a situação que deseja que seja analisada pela Ouvidoria.

No formulário, há solicitação de autorização para tramitação de dados pessoais junto às áreas responsáveis pelo objeto da demanda de forma identificada (informando sua autoria, ou seja, seu nome) com Dados Pessoais e/ou Dados Pessoais Sensíveis constantes no formulário (incluindo mensagem e anexos). É possível que eventual negativa inviabilize a continuidade do tratamento, como, por exemplo, em manifestação solicitando a reanálise de valores em contracheque após tramitação nos canais de atendimento de 1ª instância. Neste caso, a Ouvidoria entrará em contato para esclarecer a necessidade de tratamento identificado e/ou confirmar o arquivamento do protocolo por falta de sua autorização.

Ressaltamos que ao clicar no botão “Enviar”, a sua demanda será direcionada automaticamente à Ouvidoria, que terá acesso a todos os dados inseridos no formulário. A nossa equipe analisará a manifestação, verificando se corresponde a uma reclamação, pedido, sugestão ou elogio, e se contém as informações necessárias para sua adequada compreensão e condução. Em caso positivo, a sua demanda será encaminhada às áreas da Petrobras responsáveis pelo objeto em questão. Lembramos que estas áreas também podem usar Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis dos quais já disponham sobre você, além das informações apresentadas em sua demanda.

Os Dados Pessoais e os Dados Pessoais Sensíveis coletados durante a tramitação da sua manifestação serão armazenados pelo tempo que for necessário para fins de cumprimento de quaisquer obrigações legais, contratuais, de prestação de contas ou requisição de autoridades competentes. Após, serão armazenados de acordo com o definido nos normativos internos.

A Petrobras, conforme preconiza a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD, poderá ser obrigada a compartilhar as informações contidas nas demandas, incluindo Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis, por estar submetida a controle pelos órgãos de fiscalização, como TCU e CGU, também por atender à Lei de Acesso à Informação - LAI e às necessidades advindas da tramitação de ações judiciais. Nestas situações, sempre que possível, serão adotados mecanismos de anonimização e pseudonimização desses dados, visando preservar ao máximo a privacidade dos titulares de dados envolvidos no tratamento da demanda.

Quero fazer uma reclamação, pedido, sugestão ou elogio

Clique aqui para registrar uma reclamação, pedido, sugestão ou elogio.

Quero fazer uma reclamação, pedido, sugestão ou elogio referente à Saúde Petrobras (antiga AMS)

  • Com o início de sua atuação como operadora do plano de saúde de autogestão da companhia, a Saúde Petrobras conta agora com uma Ouvidoria própria para recebimento e tratamento de suas manifestações.

    Clique aqui para registrar a sua demanda junto à Ouvidoria da Saúde Petrobras.

Lei de acesso à informação

Lei de conflito de interesses

  • Caso o empregado Petrobras deseje realizar consultas e pedidos de autorização para exercer atividade privada e demais situações no âmbito da Lei de Conflito de Interesses (Lei nº. 12.813/2013), bem como acompanhar as demandas em andamento e interpor recursos contra as decisões emitidas, acesse o SeCI - Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflito de Interesses.

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

O titular de dados pessoais ou seu representante legal poderá solicitar seus dados pessoais a qualquer momento, observados os segredos comercial e industrial, com base na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais acessando o link: https://petrobras.com.br/pt/privacidade-e-protecao-de-dados-pessoais/?q=protecao-de-dados-pessoais.

Canal de Denúncia Petrobras

  • Caso você deseje registrar manifestação que aponte violação de norma interna ou externa à Petrobras, atribuída a integrante da força de trabalho ou que, no caso de envolvimento exclusivo de atores externos, seja relacionada às atividades empresariais da Petrobras, use o Canal de Denúncia Petrobras.