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Compliance, Transparência e ética: conheça nosso modelo de gestão e governança - Petrobras

COMPLIANCE, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA

Contamos com mecanismos de compliance que são continuamente aperfeiçoados.

Estamos comprometidos com a adoção de um modelo de governança que permita o equilíbrio entre eficiência e controle, a promoção de um ambiente de referência em ética, integridade e transparência e o fomento à adoção de práticas ESG junto aos nossos públicos de interesse.

Imagem de Introdução - Petrobrás
Nosso Programa de Compliance

Nosso Programa de Compliance é o conjunto de mecanismos destinados a prevenir, detectar e remediar desvios de conduta e atos lesivos praticados contra a companhia, incluindo aqueles relacionados à fraude e à corrupção, à lavagem de dinheiro, a sanções comerciais, ao conflito de interesses e à violação à defesa da concorrência. O Programa foi construído com base nos princípios e diretrizes estabelecidos na nossa Política de Compliance e no nosso Código de Conduta Ética, com o propósito de fomentar e manter uma cultura de integridade na companhia.

A Diretoria de Governança e Conformidade da Petrobras é a responsável pelo Programa de Compliance da companhia, sendo a guardiã do Sistema de Integridade.

O Programa destina-se aos nossos diversos públicos de interesse, incluindo: Alta Administração, colaboradores da Petrobras e suas Participações Societárias, clientes, fornecedores, investidores, parceiros, poder público e todos aqueles que se relacionam ou representam os interesses da Petrobras em suas relações de negócios.

É composto por três pilares, que visam reforçar continuamente a ética, a integridade e a transparência em todos os nossos negócios:

Prevenção

Prevenção: visa identificar, avaliar e mitigar o risco de conformidade, incluindo aqueles relacionados à fraude e à corrupção, à lavagem de dinheiro, a sanções comerciais, ao conflito de interesses e à violação à defesa da concorrência.


Detecção

Detecção: contempla mecanismos capazes de, tempestivamente, identificar e interromper eventual desvio ético de conduta que porventura não tenha sido evitado pelas ações de prevenção, possibilitando a responsabilização dos envolvidos.


Remediação

Remediação: estabelece a responsabilização e a penalidade aplicável a cada caso de desvio de conduta comprovado, bem como possibilitar o aperfeiçoamento das fragilidades que originaram o respectivo desvio e a recuperação de eventuais prejuízos .

 

O programa deve ser lido e compreendido em conjunto com o Código de Conduta Ética, a Política de Compliance e demais normas e procedimentos internos. O conhecimento e a observância destes documentos contribuem para o compromisso de todos com o fortalecimento do ambiente de compliance da companhia.

Principais documentos que estabelecem parâmetros para o relacionamento com nossos públicos:

guia-de conduta-etica.jpg Código de Conduta Ética

Define os princípios éticos que norteiam as ações da Petrobras e seus compromissos de conduta, tanto institucionais quanto de seus empregados, explicitando o sentido ético da nossa missão, da nossa visão e do nosso Plano Estratégico.

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O Código de Conduta Ética segue as melhores práticas de integridade corporativa e representa mais um passo para o fortalecimento da nossa cultura de integridade.

Com uma abordagem simples e direta, o Código aprimora os valores da organização, seus princípios e condutas esperadas, valorizando elementos como a confiança, transparência, responsabilidade, inovação, meritocracia e as boas práticas de mercado.


Guia de Conduta Etica_Capa.jpgGuia de Conduta Ética para Fornecedores

Documento voltado exclusivamente para nossos fornecedores, com orientações sobre valores e comportamentos éticos esperados. O Guia se aplica a todas as empresas prestadoras de serviços, no Brasil ou do exterior, que estejam envolvidas em processos negociais e que tenham celebrado contratos, convênios e termo de cooperação com a Petrobras.


Selo_DI_1.pngDiretrizes de Compliance Concorrencial

Contém um sumário de orientações para o atendimento à legislação aplicável direcionado aos administradores e empregados da companhia, em conformidade com o nosso Código de Conduta Ética – sem prejuízo do devido aconselhamento jurídico em situações concretas – assim como prevê procedimentos de controle interno destinados a assegurar respeito aos princípios e regras estabelecidos.

A Petrobras tem a convicção de que o respeito à legislação de defesa da concorrência ou antitruste é fundamental para que os princípios e objetivos socioeconômicos da Política Energética Nacional, em conformidade com diplomas legais relativos aos setores de petróleo, gás e energia, possam ser preservados e ampliados.

 


Código de Boas Práticas Código de Boas Práticas

As políticas integrantes deste documento visam aprimorar e fortalecer os mecanismos de Governança na Petrobras, orientando a atuação de seus conselheiros, diretores, gestores, empregados e colaboradores. Adicionalmente contribui para aumentar a transparência, o grau de conhecimento e a confiança dos investidores e demais públicos de interesse sobre as práticas adotadas internamente.

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O Código é composto pelas seguintes políticas:

I - Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante e de Negociação de Valores Mobiliários

II - Política de Compliance

III - Política de Gestão de Riscos Empresariais

IV - Política de Ouvidoria

V - Política de Remuneração aos Acionistas

VI - Política de Indicação de Membros da Alta Administração e do Conselho Fiscal

VII - Política de Comunicação e Relacionamento

VIII - Política de Transações com Partes Relacionadas da Petrobras

IX – Política de Governança Corporativa e Societária

X- Política de Aplicação e Governança do Compromisso de Identidade

 


Política de Compliance

As políticas são orientações estratégicas de alto nível, elaboradas com o intuito de formalizar um posicionamento corporativo perante os públicos de interesse, reforçar aspectos fundamentais para a continuidade dos negócios da Petrobras e suas participações societárias e contribuir para o alinhamento dos macroprocessos à missão, visão e grandes escolhas da companhia.

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A Política de Compliance representa um importante instrumento de integridade corporativa, descrevendo os compromissos assumidos pela companhia em relação à promoção dos mais altos valores éticos e transparência na condução de seus negócios, com tolerância zero à fraude, à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Conheça alguns dos temas tratados em nossos normativos:

Conflito de interesse

Nepotismo

Recebimento de brindes

Prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo

Regime disciplinar

Atos lesivos contra a companhia cometidos por pessoas jurídicas

Tem como finalidade apurar a responsabilidade de pessoas jurídicas pela prática de atos lesivos contra a companhia. O Processo Administrativo de Responsabilização (PAR) é mais um instrumento utilizado no combate à fraude e à corrupção, instituído por meio da Lei Anticorrupção, nº 12.846/13, regulamentada pelo Decreto nº 11.129 de 11 de julho de 2022. As ações para fins do processo se iniciam com a identificação de possíveis atos ilícitos cometidos pelas pessoas jurídicas contra a Petrobras, registrados pela força de trabalho no Canal Denúncia ou comunicados à Ouvidoria-Geral ou à Gerência Executiva de Conformidade.

Se confirmada a responsabilidade da pessoa jurídica pelo ato ilícito, após o trâmite dos procedimentos administrativos previstos, incluindo o amplo direito ao contraditório, a Lei prevê a aplicação de sanções de multa no valor de 0,1% a 20% do faturamento bruto do último exercício anterior à abertura do PAR e a publicação extraordinária da decisão administrativa sancionadora.

Imagem Empresa - Petrobrás

Maior segurança nas contratações

Due Diligence de Integridade (DDI)

Fornecedores, clientes, parceiros de negócios, patrocinados e conveniados e demais contrapartes que tiverem interesse em iniciar e manter relacionamento com a Petrobras serão submetidas ao procedimento de Due Diligence de Integridade (DDI), mecanismo previsto no Programa Petrobras de Prevenção à Corrupção (PPPC), que visa a avaliar o risco de integridade ao qual a Petrobras pode estar exposta no relacionamento com terceiros.Na DDI, como uma das etapas do procedimento, é preciso compartilhar algumas informações sobre sua estrutura organizacional e de negócios, relacionamento com agentes públicos e políticos, existência de histórico de mídias adversas e sanções, relacionamento com terceiros, inclusive intermediários, e os mecanismos que compõem o programa de integridade. Essas informações serão utilizadas para a atribuição do Grau de Risco de Integridade (GRI), que poderá ser baixo, médio ou alto. Nas contratações de bens e serviços, por exemplo, o art. 4, §3º do Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras (RLCP), prevê que fornecedores que tenham sido classificados com o GRI alto não poderão participar de procedimentos de contratação com a Petrobras, salvo exceções.

Saiba mais sobre os processos de Due Diligence de Integridade de Fornecedores e Clientes.

Maior segurança na tomada de decisão e nas indicações

Avaliações de Conformidade

Com o objetivo de suportar e permitir maior segurança à tomada de decisão de gestores e administradores da companhia, estabelecemos a realização de análise prévia de determinados assuntos submetidos à apreciação da alta administração. Tal avaliação compreende aspectos relacionados ao atendimento de políticas, diretrizes e procedimentos internos da companhia e legislação aplicável, prevenindo e detectando eventual risco de compliance.

Background Check de Integridade (BCI)

É outro importante mecanismo de suporte à tomada de decisão, que visa aumentar a qualidade das nomeações, sem prejuízo da meritocracia, por meio de um processo de análise de integridade de candidatos indicados pela Petrobras para atuar em funções gratificadas na companhia e posições na alta administração em Participações Societárias da Petrobras, respeitando a legislação vigente em cada país no que tange à proteção da privacidade e acesso à informação.

Compliance - Petrobrás

Fortalecemos nossa cultura de compliance

Comunicação

As iniciativas de comunicação têm como objetivo dar publicidade e garantir a transparência de todas as ações de compliance implementadas pela companhia, além de orientar, conscientizar e esclarecer eventuais dúvidas dos diversos públicos de interesse.

A comunicação clara e contínua estimula a promoção da cultura de compliance, de forma que todos se sintam responsáveis por tais ações na companhia.

Adicionalmente, disponibilizamos em nossa intranet, página específica sobre os temas de compliance onde é possível consultar as principais ações implementadas, orientações corporativas, demais procedimentos internos, legislações e documentos importantes como o Código de Conduta Ética e o Programa de compliance.

Treinamento

Aprofundamos continuamente o conhecimento da força de trabalho sobre as diretrizes corporativas, exigências e responsabilidades legais. Também promovemos ações de capacitação para identificar, prevenir, tratar e comunicar situações de risco, desvio de conduta ou com indícios de fraude e corrupção nos negócios realizados.

Implementamos treinamentos específicos destinados à alta administração e àqueles que atuam em atividades de maior risco, para que possam compreender a exposição de suas atribuições e os respectivos cuidados que devem ser tomados na execução de seus trabalhos.

Devido a importância do alcance desse conhecimento, vinculamos como critério de elegibilidade ao processo de Aumento por Mérito, à conclusão, com êxito e dentro dos prazos acordados, do treinamento anual sobre o tema compliance e ética, além da comprovação da assinatura do Código de Conduta Ética da companhia.

Agentes de integridade

Para colaborar com o desdobramento das ações conformidade, contamos com diversos profissionais que atuam como Agentes de integridade em todas as unidades organizacionais, tendo o compromisso de serem disseminadores da cultura de integridade, incentivando, em suas áreas, discussões que incluem o desdobramento de orientações quanto à observância às leis e normas internas, especialmente àquelas relacionadas ao combate à fraude, à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Auditorias

Auditoria Interna

Unidade organizacional vinculada ao Conselho de Administração, responsável conduzir atividades de planejar, executar e avaliar as atividades de auditoria interna e assessorar o Conselho de Administração, Comitê de Auditoria, Presidência e Diretoria Executiva no exercício do controle das principais operações da Companhia, além de atender às demandas do Conselho Fiscal e órgãos externos de controle, visando fortalecer a gestão, controles internos e mitigação de riscos.

Auditoria Externa

Empresa escolhida pelo Conselho de Administração da Petrobras, que seja independente e imparcial, com atribuição básica de verificar se as demonstrações financeiras refletem adequadamente a realidade da companhia.

Imagem_compl_2.jpg

Conheça nossos canais de diálogo e instâncias de gestão

Ouvidoria-geral

A Ouvidoria é responsável por receber reclamações, solicitações de informação, denúncias, pedidos, consultas, opiniões e sugestões de todas as partes interessadas de uma maneira confidencial, independente, livre e acessível. Ela está vinculada ao nosso Conselho de Administração e recebe denúncias anônimas. A Ouvidoria interage com as áreas relevantes, visando fortalecer e promover o atendimento a demandas e contribui com o encaminhamento, por meio de recomendações baseadas no conhecimento adquirido ao longo da realização de suas tarefas.

Canal de Denúncia

Foram implementados diversos canais de comunicação seguros e confiáveis, incluindo o Canal de Denúncia Petrobras externo e independente, que abrange nossas subsidiárias, sendo munido de mecanismos de segurança para garantir o anonimato do denunciante, que pode acompanhar o andamento de sua denúncia. Tal canal está disponível em 3 idiomas, 24 horas por dia.

Incentivamos todos os empregados da Petrobras, assim como todos os demais públicos de interesse, a registrar qualquer situação que indique uma violação ou potencial transgressão de princípios éticos, políticas, normas, leis e regulamentos ou quaisquer outras condutas impróprias e/ou ilegais.

Reforçamos em nossos normativos que atos de retaliação e denúncias feitas de má-fé não serão tolerados, os quais, se identificados, sujeitam os responsáveis às sanções previstas em nosso regime disciplinar.

Portal Transparência e SIC

A transparência e a integridade na divulgação das informações são instrumentos fundamentais para o fortalecimento do ambiente de compliance. Nesse contexto, temos o compromisso de manter um diálogo transparente, respeitoso e proativo com todos os públicos de interesse, com estreita atenção às orientações legais em vigor.

As informações públicas, financeiras e de governança, assim como a tempestiva publicação de fatos relevantes, estão disponíveis nos sites externos e internos da companhia por meio de comunicados e relatórios voltados aos mais variados públicos.

O acesso à informação compreende não apenas a sua disponibilidade, mas também a garantia de que o ambiente onde foram geradas é íntegro e livre de irregularidades.

Em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI) respondemos as solicitações através do nosso Portal de Transparência, protocoladas no Serviço de Acesso à Informação (SIC –Petrobras).

Legislação

No desenvolvimento de nossas atividades, no Brasil e no exterior, estamos sujeitos a leis nacionais e internacionais de combate à corrupção.

Outras leis anticorrupção podem ser aplicáveis às nossas atividades, dependendo do país de constituição das Participações Societárias da Petrobras ou do local de realização de suas operações.

Abaixo listamos as principais:

Lei 12.846, de 01 de agosto de 2013

Decreto Lei 11.129, de 11 de julho de 2022

Foreign Corrupt Practices Act 1977 (FCPA)

Lei Sarbanes Oxley, ou SOx, de julho de 2002

UK Bribery Act 2010

Iniciativas de combate à corrupção

Também somos signatários de iniciativas de combate à corrupção nacionais e internacionais como o Pacto Global das Nações Unidas e o Pacto Empresarial pela Integridade e contra à Corrupção.

 

 

 

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