Cabeçalho Conteúdo

logo

Trajetória: Conheça nossa História e Evolução - Petrobras

Trajetória

 
Ver vídeo
 

2018

Dez anos de produção no pré-sal

Fechar

Completamos 10 anos de produção no pré-sal, alcançando a marca de 1,5 milhão de barris de petróleo produzidos por dia (bpd). Do primeiro óleo extraído no pré-sal em setembro de 2008, no campo de Jubarte, na porção capixaba da Bacia de Campos, até o volume de 1,5 milhão de bpd alcançado este ano, demos um salto em nossos resultados naquela camada. Apenas seis anos depois do primeiro óleo, chegamos ao patamar de 500 mil barris por dia e, após oito anos, ao primeiro milhão. (04/09/18).

 

 

2017

Aprimoramos a segurança em nossas operações

Fechar

Para aprimorar os nossos processos relacionados à segurança, atuamos tanto com ações preventivas quanto com o reforço ao tratamento de desvios e incidentes. Entre as iniciativas importantes para atingir esses objetivos e que reforçam a segurança em nossas operações, estão diferentes treinamentos para nossa força de trabalho. Nesse ano superamos a nossa métrica de topo da Taxa de Acidentados Registráveis (TAR), antecipando o atingimento deste indicador em relação ao nosso planejamento estratégico.

 
 

2016

Produção no pré-sal supera
1 milhão de barris por dia

Fechar

A produção de petróleo operada no pré-sal brasileiro superou o patamar de 1 milhão de barris por dia. Esse resultado, alcançado em menos de dez anos após a descoberta dessas jazidas, comprova a viabilidade técnica e econômica do pré-sal, assim como a sua alta produtividade. (08/05/2016).

 
 

2013

Produção no pré-sal alcança 300 mil barris de petróleo por dia

Fechar

Sete anos após a primeira descoberta de petróleo na camada pré-sal, chegamos à marca de 300 mil barris de petróleo por dia. Um intervalo de tempo inferior ao que foi necessário para se chegar ao mesmo patamar em outras importantes áreas de produção marítima no mundo. (20/02/2013).

 
 

2012

Produzindo sem parar

Fechar

Iniciamos a produção no navio-plataforma FPSO Cidade Anchieta, no campo de Baleia Azul.

Essa plataforma tem capacidade para processar, diariamente, 100 mil barris de petróleo e 3,5 milhões m3 de gás.

 
Ver vídeo
 

2007

A Descoberta do pré-sal

Fechar

As descobertas de petróleo e gás no pré-sal da costa brasileira trazem um novo horizonte para a indústria de petróleo mundial. Paralelamente, criamos uma série de ações estratégicas que garantem o desenvolvimento de toda a cadeia de bens e serviços, trazendo tecnologia, capacitação profissional e grandes oportunidades para a indústria nacional.

 

 

2002

Gasolina Podium

Fechar

A gasolina Petrobras Podium é lançada nos postos. É a mesma utilizada nas pistas da Fórmula 1.

 

 

2002

Criação da Ouvidoria-Geral

Fechar

No dia 2 de maio de 2002, foi criada nossa Ouvidoria-Geral. Na ocasião ainda não era um órgão formal, mas já cumpria sua função de importante canal independente de relacionamento com nossos públicos de interesse. Em 2005, passou a ser vinculada diretamente ao Conselho de Administração e se tornou a unidade responsável pelo canal de denúncia da companhia.

 

1994

A retomada do cinema nacional

Fechar

O patrocínio ao filme "Carlota Joaquina" marca a retomada do cinema brasileiro.

De lá pra cá, apoiamos a realização de mais de 500 filmes, entre longas-metragens, curtas-metragens e filmes em mídia digital.

 

1986

Petróleo na Amazônia?

Fechar

Entrava em operação o Campo de Urucu.

Situado na Bacia do Rio Solimões. Desde o início das atividades em Urucu, trabalhamos com entidades ligadas à pesquisa e à preservação ambiental na Amazônia, cuidando do ecossistema da região e ajudando a mapear diversas áreas. Um trabalho que é feito até hoje.

 

1974

A descoberta da Bacia de Campos

Fechar

Em meio à crise do petróleo, descobrimos a Bacia de Campos - situada na costa norte do estado do Rio de Janeiro,estendendo-se até o sul de Espírito Santo. Alguns anos depois, ela se torna a maior província petrolífera do Brasil, responsável por mais de 80% da produção nacional do petróleo.

 

 

1968

Petróleo no mar e a primeira plataforma

Fechar

A P-I foi construída como uma plataforma móvel de perfuração e tinha capacidade para operar em águas de até 30 metros de profundidade. Foi ela que descobriu o primeiro campo de petróleo na plataforma continental brasileira, no mar de Sergipe, em 1969, dando origem ao campo de Guaricema.

 

 

1963

Nasce o Cenpes

Fechar

É criado, no Rio de Janeiro, nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes). Alguns anos depois, ele se torna um dos mais importantes complexos de pesquisa aplicada do mundo.

 

 

1961

Surge a Reduc

Fechar

A REDUC - Refinaria de Duque de Caxias – é fundada no Rio de Janeiro.

Ela é atualmente a mais completa refinaria do nosso sistema.

 

1953

O Começo

Fechar

Nossa empresa é fundada em 3 de outubro de 1953, como resultado de uma campanha popular que durou sete anos.

Eugênio Antonelli é o empregado que recebe o crachá número 1.

Prêmios e Certificações

Confira algumas das premiações que recebemos como reconhecimento do nosso trabalho.