Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Termelétrica Baixada Fluminense já está gerando 344 MW

13.fev.2014

Turbogerador_UTEBaixadaEntrou em operação na última terça-feira (11/02), em fase de teste, o segundo turbogerador movido a gás natural da nossa Usina Termelétrica (UTE) Baixada Fluminense, localizada no município de Seropédica (RJ). O primeiro começou a gerar no dia 1º de fevereiro deste ano. Cada turbogerador tem capacidade para gerar 172 MW. Com isso, a usina já está disponibilizando 344 MW para o Sistema Interligado Nacional (SIN), energia suficiente para abastecer uma cidade com 1,1 milhão de habitantes.

Com esta usina, vencemos o 12º leilão de energia nova de 2011 (A-3). A conclusão da instalação das turbinas para geração em ciclo simples (geração a gás natural) viabiliza o atendimento ao compromisso contratual assumido com as distribuidoras para fornecimento de energia a partir de 1º de março.

Ver post completo

Graça Foster é indicada à lista de mais influentes no mundo dos negócios

13.fev.2014

graca-100-mais-influentesNossa presidente, Maria das Graças Silva Foster, está entre as 200 personalidades que tiveram mais influência no mundo dos negócios nos últimos 25 anos. A lista feita pela emissora de TV norte-americana CNBC será reduzida nos próximos meses a 25 pessoas, em referência ao 25º aniversário do canal. A escolha será feita diretamente pelos espectadores através do site www.cnbc.com/25.

Entre os consultores que participaram da seleção estão Herminia Ibarra, da Escola de Negócios Insead, Jeffrey Sonnenfeld, da Universidade de Yale e o ex-editor-chefe do Wall Street Journal, Paul Steiger. O critério de escolha foi a influência em mudanças significativas no cenário dos negócios, comércio, gestão ou comportamento humano que tenham contribuído para uma mudança mundial. A CNBC é um canal de TV a cabo especializado em negócios e pertence ao grupo norte-americano de televisão NBC. 

Ver post completo

Livro marca 10 anos do Prominp e o renascimento da indústria naval

13.fev.2014

capa-prominp.jpgImpulsionado por nossas demandas, 2003 se consolidou como um ano importante para a indústria naval e offshore brasileira. Foi um momento de retomada, que teve início nos processos licitatórios de duas de nossas plataformas, a P-51 e a P-52. Essas unidades seriam contratadas no exterior e suas licitações foram refeitas para que elas fossem construídas no Brasil com exigência de conteúdo local mínimo de 75%. A partir de então, as plataformas e, depois, os navios passaram a ser feitos em estaleiros nacionais.

Naquele mesmo ano, o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decretou a criação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) com o objetivo de fomentar a participação da indústria nacional de bens e serviços, de forma competitiva e sustentável, na implantação de projetos de petróleo e gás no país e no exterior. Dez anos depois, os dados comprovam os avanços: o número de profissionais trabalhando em estaleiros saltou de 7.465 para 78.706 e o cenário é promissor. A perspectiva é que em 2017 chegue a cem mil, segundo o Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore).

Ver post completo

Destaques Internacionais – 13/02/2014

13.fev.2014

Confira as principais notícias internacionais que repercutem nesta quinta-feira

Ver post completo

Conheça as tecnologias que vão nos ajudar a produzir cada vez mais

12.fev.2014

Tecnologias-do-Futuro600x600.jpgInovação e desenvolvimento tecnológico são a base de todas as nossas atividades. Só superamos nossos desafios e nos preparamos para o futuro porque contamos com grandes pesquisadores e recursos tecnológicos que nos permitem antecipar cenários, diversificar a geração de energia, melhorar nossos produtos e tornar o negócio cada vez mais sustentável. Na área de Tecnologia e Inovação do nosso novo site, você pode se aprofundar nesse tema e saber mais sobre as atividades desenvolvidas no Cenpes, sobre nossos principais resultados tecnológicos, parcerias e ideias inovadoras. Lá, está disponível também o infográfico Tecnologias do Futuro, que mostra alguns estudos em andamento. Acesse!

Ver post completo

Fatos e Dados ganha novo formato e entra no ar integrado ao site

12.fev.2014

empregado-olhaA partir de hoje (12/02), o Fatos e Dados está de casa nova, integrado ao novo site Petrobras. Essa mudança é mais uma ação comemorativa dos nossos 60 anos.

Agora, a área de notícias do site será alimentada por nossos posts, organizados de acordo com as áreas de conteúdo. Cada categoria de post do blog estará associada a uma seção do site: Canais de Negócios, Quem Somos, Meio Ambiente e Sociedade, Nossas Atividades e Produtos e Serviços. Assim, o leitor estará sempre em contato com as novidades das suas áreas de interesse e terá uma navegação mais eficaz.

Continuaremos publicando, diariamente, posicionamentos, resultados, esclarecimentos, vídeos,   entrevistas, investimentos, novos empreendimentos e  informações sobre os projetos patrocinados, além de abordarmos nossa atuação nas áreas de cultura, responsabilidade social, sustentabilidade, esporte, tecnologia, entre outras.

Ver post completo

Destaques Internacionais – 12/02/2014

12.fev.2014

Leia as notícias que repercutem nesta quarta-feira na imprensa internacional

Ver post completo

Promef: Mercado da indústria naval brasileira está em franca expansão

10.fev.2014

industria-naval.jpgEm 2014, a Transpetro deve bater o recorde de recebimento de novas embarcações. O planejamento do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) prevê o recebimento de seis navios e três comboios hidroviários construídos por estaleiros brasileiros. O recorde é o de 2013, com quatro entregas: o navio de produtos Rômulo Almeida (janeiro) e o suezmax Zumbi dos Palmares (maio), ambos em operação, e o José Alencar (produtos) e o Dragão do Mar (suezmax), estes dois últimos que devem ter suas viagens inaugurais definidas nos próximos dias. Até 2020, a frota passará dos atuais 60 para 110 navios.

As embarcações previstas para 2014 são dois panamax (Anita Garibaldi e Irmã Dulce), dois suezmax (Henrique Dias e outro ainda sem nome) e dois gaseiros, sendo um deles o Oscar Niemeyer, que está em fase de acabamento.

Ver post completo

Petrobras Biocombustível produzirá mais biodiesel a partir de óleo de cozinha usado

07.fev.2014

tanque-biodiesel-chamada.jpg

A Petrobras Biocombustível ampliará o uso de Óleos e Gorduras Residuais (OGR), o óleo de cozinha usado, na produção do biodiesel em 2014. O uso dessa matéria-prima, resíduo comum em residências e restaurantes e, na maioria das vezes, descartado indevidamente no lixo ou no ralo, garante importantes benefícios ambientais, sociais para a região, além de produção sustentável e preços competitivos para a companhia.
Até janeiro desse ano, foram processadas 485 toneladas de OGR em suas três usinas próprias de biodiesel (Candeias-BA, Montes Claros-MG e Quixadá-CE). 
Para ampliar o uso dessa fonte de suprimento alternativa ao longo do ano, a companhia estruturou o Programa Cuidar, que tem promovido o aumento da coleta e do beneficiamento de OGR por meio de parceria com cooperativas, associações e entidades de catadores na Bahia e no Ceará, estados onde estão localizadas duas das suas três usinas próprias de biodiesel.
Ver post completo

Nova modalidade de patrocínio cultural leva exposições aos quatro cantos do Brasil

07.fev.2014

PierreVergerPortinari está no Pará, Leminski em Goiás e Pierre Verger vai a Campina Grande. Desde o segundo semestre de 2013, uma nova modalidade de patrocínio tem ajudado exposições culturais a viajarem pelas diferentes regiões do país, chegando, gratuitamente ou a preços populares, a estados geralmente não contemplados pelos tradicionais circuitos de mostras. Lançada na última edição do Petrobras Cultural, a área Circulação de Exposições vai destinar o total de R$ 4 milhões até junho de 2015 a oito iniciativas de artes visuais.

Na seleção pública dos projetos, realizada no ano passado, foi priorizada a diversidade de abrangência. Pelo menos um estado das regiões Norte ou Nordeste precisava constar do roteiro das exposições. Com isso, o programa buscou descentralizar e ampliar as oportunidades de itinerância de bens culturais. A ideia é que haja intercâmbio entre diferentes regiões e instituições.

Um dos exemplos é a exposição “Nos Caminhos Afro”, com registros do fotógrafo e antropólogo Pierre Verger. Depois de ter sido exibida em Campina Grande (PB) e Teresina (PI), a mostra segue para Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), cidades onde a obra do artista também nunca foi exibida. A coleção reúne 170 fotografias, uma síntese das cerca de 30 mil imagens capturadas pelo pesquisador francês que focam a cultura afro-brasileira. Também integram o conteúdo da exposição dois vídeos: "Olhares Nômades", composto por mais de 800 imagens capturadas no nordeste do Brasil e com trilha sonora original; e "Mensageiro entre dois mundos", documentário de Lula Buarque de Holanda, com narração de Gilberto Gil, sobre as semelhanças entre Brasil e África na obra de Verger.

Ver post completo