ABRACE
Crianças e adolescentes em situação de rua estão sujeitas a ameaças como o trabalho infantil e a exploração sexual. O projeto Abrace procura transformar esta realidade por meio do apoio psicossocial às crianças e suas famílias, junto com ações de educação e inserção profissional, atendendo crianças de 0 a 11 anos nas comunidades Mucuripe, Vicente Pinzon, Praia do Futuro 1 e 2 e Cais do Porto, em Fortaleza.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Fortaleza (CE)
Albatroz
O Projeto Albatroz trabalha com foco na preservação de albatrozes e petréis, aves marinhas ameaçadas pela captura incidental por frotas de pesca. Para este fim, desenvolve pesquisas sobre a distribuição e abundância destas aves, a sua relação com a pesca e as formas de prevenir as capturas através do desenvolvimento de novas tecnologias. O projeto Albatroz é integrante da Rede Biomar, que reúne projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras.
Município(s): Santos (SP), Vitória (ES), Rio Grande (RS), Itajaí (SC), Natal (RN), Cabo Frio (RJ), Arraial do Cabo (RJ), Armação dos Búzios (RJ)
Itajaí (SC), Navegantes (SC), Florianópolis (SC)
Estado(s): SP,RJ,ES,RS,SC,RN
Amazonas Sustentável
O projeto Amazonas Sustentável abrange ações direcionadas para a redução de emissões por desmatamento e degradação florestal em comunidades ribeirinhas das bacias dos rios Solimões e Amazonas, nas áreas de influência da Petrobras no estado do Amazonas. A ideia é transformar a vida das comunidades por meio de ações que promovam o desenvolvimento sustentável. Por exemplo, produtos florestais como resíduos de madeira de manejos florestais, podem ser transformados em produtos com valor agregado, diversificando as fontes de renda para a população local.
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Tefé (AM), Coari (AM), Uarini (AM), Maraã (AM), Carauari (AM), Iranduba (AM), Manaus (AM)
Apães Delicatessen
Pessoas com deficiência enfrentam diversas barreiras no mercado de trabalho devido ao preconceito. Para transformar essa realidade, o projeto Apães busca promover a inclusão de adolescentes e jovens com deficiência intelectual e múltipla no mercado de trabalho por meio da educação profissional, com foco em panificação e confeitaria, áreas em que esses profissionais se destacam
Linha de atuação: Educação
Município(s): São Francisco do Conde (BA)
Aves Migratórias do Nordeste
O litoral do CE e do RN faz parte das rotas de migração de algumas das aves costeiras mais ameaçadas de extinção no Brasil. Para promover sua conservação, o projeto Aves Migratórias do Nordeste realiza ações de monitoramento das populações destas aves, mapeamento de suas rotas de migração e gestão das áreas protegidas. O projeto também incentiva a observação de aves e a preservação de técnicas tradicionais de pescaria (menos agressivas para o ambiente) como oportunidade de geração de renda
Município(s): Barroquinha (CE), Camocim (CE), Jijoca de Jericoacoara (CE), Cruz (CE), Acaraú (CE), Itarema (CE), Amontada (CE), Itapipoca (CE), Trairi (CE), Paracuru/ Lagoinha (CE), São Gonçalo do Amarante (CE), Caucaia (CE), Fortaleza (CE), Aquiraz (CE), Cascavel (CE), Beberibe (CE), Fortim (CE), Aracati (CE), Icapuí (CE), Areia Branca (RN), Grossos (RN), Mossoró (RN), Macau (RN), Porto do Mangue (RN), Guamaré (RN), Galinhos (RN)
Baleia Jubarte
Promover a recuperação e conservação da baleia-jubarte no Brasil, de modo que as ações ambientais tragam benefícios para as comunidades costeiras: este é o desafio do projeto Baleia Jubarte, que realiza diversas pesquisas sobre esta espécie e proteção dos ambientes marinhos e costeiros onde elas vivem, utilizando tecnologias para monitoramento aéreo da população de jubartes. A área de atuação inclui 160.000 km2 de área marinha e 3066 km de costa, cerca de um terço do litoral brasileiro. Integrante da Rede Biomar, que reúne projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras.
Município(s): Alcobaça (BA), Belmonte (BA), Cairu (BA), Caravelas (BA), Conde (BA), Itacaré (BA), Itaparica (BA), Lauro de Freitas (BA), Maraú (BA), Mata de São João (BA), Mucuri (BA), Nova Viçosa (BA), Camaçari (BA), Porto Seguro (BA), Prado (BA), Salvador (BA), Santa Cruz Cabrália (BA), Teixeira de Freitas (BA), Aracaju (SE), Aracruz (ES), Conceição da Barra (ES), Linhares (ES), São Mateus (ES), Vitória (ES), Vila Velha (ES), Guarapari (ES), Anchieta (ES), Rio de Janeiro (RJ), Ilhabela (SP), São Sebastião (SP)
Estado(s): BA, ES, SE, RJ, SP
Boto-Cinza
O projeto Boto-Cinza procura ampliar o conhecimento e as ações de conservação sobre esse mamífero ameaçado de extinção que habita o nosso litoral. Entre as ações desenvolvidas, estão pesquisas científicas sobre a população e o comportamento dos botos, ações de educação ambiental para o público escolar e universitário, e participação em políticas públicas para preservação ambiental.
Município(s): Ilha Comprida (SP), Iguape (SP), Cananeia (SP)
Budiões
Ornamentais e ameaçados de extinção, os budiões são peixes fundamentais para funcionamento dos recifes de corais e de todo o ecossistema marinho. Para melhorar a conservação desta espécie, o Projeto Budiões realiza diversas pesquisas, como censos, telemetria e coleta de tecidos, além de um plano de monitoramento de base comunitária da pesca e capacitação de agentes de turismo nas comunidades onde atua, promovendo formas mais sustentáveis de geração de renda
Município(s): São Miguel dos Milagres (AL), Paripueira (AL), Maragogi (AL), Japaratinga (AL), Nova Viçosa (BA), Camamu (BA), Caravelas (BA), Porto Seguro (BA), Mucuri (BA), Itacaré (BA), Valença (BA), Maraú (BA), Santa Cruz Cabrália (BA), Prado (BA), Linhares (ES), Vila Velha (ES), São Mateus (ES), Aracruz (ES), Guarapari (ES), Conceição da Barra (ES), São Luís (MA), São José da Coroa Grande (PE), Ipojuca (PE), Sirinhaém (PE), Tamandaré (PE), Arraial do Cabo (RJ), Maxaranguape (RN), Rio do Fogo (RN), Touros (RN)
Estado(s): AL,BA,ES,MA,PE,RJ,RN
Caju Esporte Educação
O esporte pode ser o pontapé inicial da transformação na vida de muitas pessoas. Pensando nisso, o projeto Caju Esporte Educação promove atividades esportivas e educativas para crianças e adolescentes na comunidade do Caju, no Rio de Janeiro, incluindo futebol, tênis de mesa, judô e ginástica. Para os adolescentes e jovens, também são realizadas ações de formação profissional.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Rio de Janeiro (RJ)
Canarinhos da Terra
Transformar vidas por meio da educação artística: essa é a proposta do projeto Canarinhos da Terra, que atende cerca de 600 crianças e adolescentes em comunidades de Paulínia e Campinas (SP) com atividades de formação musical e artística no contraturno escolar, em parceria com escolas estaduais e municipais
Linha de atuação: Educação
Município(s): Paulínia (SP), Campinas (SP)
Centro de Esporte e Educação - BA
Estimular o aprendizado por meio das brincadeiras e da curiosidade infantil: estas são as bases da metodologia inovadora do Centro de Esporte e Educação da Bahia, que atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos com oficinas de esporte em várias modalidades, reforço de Português e Matemática e diversas atividades culturais realizadas no contraturno escolar
Linha de atuação: Educação
Município(s): Alagoinhas (BA), Araçás (BA), Entre Rios (BA), Catu (BA), Pojuca (BA), São Sebastião do Passé (BA)
Centro de Esporte e Educação - RJ
Com o propósito de transformar vidas por meio da prática do esporte educacional, o Centro de Esporte e Educação do Rio de Janeiro atende cerca de 600 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, estudantes da rede pública, com atividades esportivas de futsal, handebol e xadrez, além de atividades de integração com famílias e comunidades envolvendo temas de saúde, educação ambiental e outros
Linha de atuação: Educação
Município(s): Duque de Caxias (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Maricá (RJ)
Centro de Referência Esportiva Mangueira
Transformar a vida das pessoas na comunidade carioca da Mangueira por meio do esporte - esta é a missão do Centro de Referência Esportiva da Mangueira, que oferece atividades esportivas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em diversas modalidades, incluindo judô, natação, basquete, ginástica olímpica, futebol e outras, de forma educativa e adaptada aos diversos públicos, buscando aumentar o envolvimento e a participação da comunidade
Linha de atuação: Educação
Município(s): Rio de Janeiro (RJ)
Centro de Referência Esportiva Três Lagoas
Transformar por meio do esporte é o mote do Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas, que propõe o ensino do esporte para todos de forma inclusiva e solidária. O projeto prevê atender cerca de 900 crianças e adolescentes de 5 a 18 anos, alunos da rede pública, por meio de atividades esportivas (remo, canoagem, judô, esgrima, vôlei, futebol, handebol, basquete e outros), de forma integrada com educação ambiental e educomunicação. O projeto também promove qualificação para professores e educadores na metodologia do esporte educacional.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Três Lagoas (MS)
Comunidade Segura
Com o objetivo de contribuir para a mitigação dos riscos para comunidades localizadas nas faixas de dutos da Petrobras, o projeto Comunidade Segura atua no fortalecimento de atores sociais presentes nesses territórios, como Organizações da Sociedade Civil, por meio de ações de consultoria e capacitação. Também atua na frente de esporte educacional, com atendimento a crianças e adolescentes por meio do ensino de esportes de luta e atividades de qualificação profissional, além de capacitação de educadores na metodologia da Luta pela Paz.
Linha de atuação: Educação
Município(s): São Paulo (SP), Guarulhos (SP)
Conexões Éticas do 3º Setor
O projeto Conexões Éticas do Terceiro Setor promove o aprimoramento das práticas de ética e integridade na gestão das organizações da sociedade civil parceiras da Petrobras, potencializando os resultados e os impactos positivos gerados pelos projetos desenvolvidos. Ao longo do projeto, profissionais envolvidos na gestão dessas instituições parceiras passam por uma série de capacitações, mentorias e acompanhamentos, em formato presencial e online, com foco no aperfeiçoamento da gestão de suas organizações.
Linha de atuação: Educação
Construindo o Futuro
O projeto Construindo o Futuro investe na educação e qualificação profissional para promover a inclusão social em Betim (MG). Para as crianças na primeira infância (0 a 6 anos) as atividades são lúdicas, com foco em leitura e contação de histórias. Crianças e adolescentes participam de oficinas esportivas e culturais, além de atividades de educação integral e formação humana. Para os jovens e adultos de 16 a 40 anos, são oferecidos cursos de formação profissional em áreas como informática, auxiliar administrativo, recepcionista, cabeleireiro, manicure e pedicure, entre outros.
Linha de atuação: Educação
Coral Vivo
Fundamentais para os ecossistemas marinhos, os recifes de corais são ameaçados por fatores como a poluição ambiental, mudanças climáticas e introdução de espécies invasoras. Para mudar esse quadro e promover a preservação desses ecossistemas, o projeto Coral Vivo realiza ações de pesquisa científica, disseminação de informações, educação ambiental e sensibilização e articulação da sociedade. Entre as ações desenvolvidas pelo projeto, destacam-se o monitoramento em recifes da Costa do Descobrimento, ampliação de produção científica sobre os recifes brasileiros. Integrante da Rede Biomar, que articula projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras, e da Redágua - Rede de Conservação Águas da Guanabara, que reúne projetos voltados para conhecimento científico, educação ambiental e ações de conservação na Baía de Guanabara e entorno.
Município(s): Santa Cruz Cabrália (BA), Porto Seguro (BA), Prado (BA), Caravelas (BA), Alcobaça (BA), Nova Viçosa (BA), Ipojuca (PE), São Paulo (SP), Ubatuba (SP), Rio de Janeiro (RJ)
Corredor Caipira
Para reduzir efeitos da degradação ambiental no interior de São Paulo, o projeto Corredor Caipira se propõe a realizar a recomposição florestal de 70 hectares, buscando a formação de corredores ecológicos que interligam várias áreas preservadas. O projeto também prevê a formação de um banco ativo de espécies florestais de importância ecológica e econômica a fim de conservar material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro.
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Santa Maria da Serra (SP), Anhembi (SP), Piracicaba (SP), São Pedro (SP), Águas de São Pedro (SP)
Despertar para a Autonomia
O projeto Despertar para a Autonomia tem como objetivo promover a geração de renda e oportunidades para adolescentes e jovens de comunidades em Curitiba e Araucária (PR) por meio de ações de qualificação profissional. Serão realizados cursos profissionalizantes nas áreas de estética e beleza, gastronomia, elétrica e mecânica, auxiliar administrativo, construção civil e artesanato. O projeto também prevê a implantação de uma horta comunitária urbana visando a geração de renda através do cultivo de suculentas.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Curitiba (PR), Araucária (PR)
Eco-Creche
As dificuldades para o tratamento correto de resíduos são um fator importante de problemas ambientais, como a poluição da água, em comunidades de baixa renda. Visando transformar essa realidade, o projeto Eco-Creche atua em comunidades da região metropolitana do Rio de Janeiro com ações de Educação Ambiental, cursos de capacitação, comunicação socioambiental, treinamento de voluntários, construção de biodigestores para tratamento alternativo e biológico de esgoto de creches.
Linha de atuação: Educação
Município(s): São Gonçalo (RJ)
Ecomuseu
O objetivo do Ecomuseu é promover o protagonismo da comunidade na preservação do meio ambiente, por meio de ações de preservação, valorização e aprimoramento de saberes coletivos na relação com a natureza, resgatando a cultura e memória popular. Suas atividades abrangem, de forma especial, 17 bairros localizados nas regiões leste e sudeste de São José com Campos com uma série de atividades de educação patrimonial e ambiental.
Linha de atuação: Florestas
Município(s): São José dos Campos (SP)
Ecos do Campo
O projeto Ecos do Campo incentiva a agroecologia familiar como instrumento para a geração de renda em comunidades de São Mateus do Sul (PR), por meio de capacitações em agroecologia e agroindústria familiar. Também são desenvolvidas ações de conservação ambiental, como recuperação de nascentes e implantação de sistemas agroecológicos de tratamento de esgoto, além de atividades de educação ambiental para crianças.
Linha de atuação: Desenvolvimento Econômico Sustentável
Município(s): São Mateus do Sul (PR)
Educar pelo Esporte
Realizado na Vila Olímpica da Maré, o projeto usa o esporte como ferramenta para o desenvolvimento das crianças, principalmente as na primeira infância, oferecendo também atividades para adolescentes e pessoas com deficiência. Outras atividades, como educação ambiental, também estão previstas, numa perspectiva de esporte como parte do desenvolvimento integral.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Rio de Janeiro (RJ)
EDUC - FASE II
Por meio da educação, incentivar as comunidades a encontrarem soluções para os problemas socioambientais que enfrentam em suas regiões. Esta é a proposta do projeto EDUC, que sensibiliza moradores de comunidades no entorno da Reduc, em Duque de Caxias (RJ), por meio de ações de sensibilização ambiental, cursos livres para adolescentes e jovens (ecoclubes) e ações de educação ambiental em escolas públicas, com destaque para o tema da gestão de resíduos sólidos.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Duque de Caxias (RJ)
EMC - Música e Direitos Humanos em todos os Cantos
Com foco em educação musical, o projeto atenderá 800 alunos de 7 a 17 anos, moradores de comunidades de baixa renda, que terão aulas gratuitas de prática instrumental, teoria musical e oficinas de cidadania. Cada aluno recebe um instrumento emprestado para estudar em casa, com acompanhamento dos coordenadores e apresentações feitas para a comunidade, podendo concorrer a vagas na Orquestra e Coro Nova Sinfonia ao final do projeto
Linha de atuação: Educação
Município(s): Duque de Caxias (RJ), Guapimirim (RJ), Itaboraí (RJ), Magé (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Gonçalo (RJ), Seropédica (RJ)
Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio
Preparar crianças, adolescentes e jovens para o futuro por meio da preservação de tradições e patrimônios históricos de suas comunidades. Esta é a proposta da Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio, que incentiva a geração de trabalho através do turismo de forma sustentável. Entre as ações previstas, estão oficinas de transmissão de saberes da tradição oral; oficinas de capacitação em empreendedorismo cultural, fortalecimento de redes e geração de negócios no campo da economia criativa; eventos com foco em patrimônio imaterial e educação ambiental para moradores locais e a criação de um portal de capacitação
Linha de atuação: Educação
Município(s): Guapimirim (RJ), Magé (RJ), Paraty (RJ), Quissamã (RJ), Rio de Janeiro (RJ)
Flores de Piranema
O projeto Flores de Piranema tem como objetivo promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio da educação e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, atuando em parceria com o Sistema de Garantia de Direitos. As atividades realizadas incluem atendimento psicossocial a crianças e famílias, com encaminhamento para a rede de assistência quando necessário, atividades educativas e culturais, incluindo atividades para a primeira infância, e seminários voltados para o aperfeiçoamento de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Duque de Caxias (RJ)
Florestando o Semiárido
O projeto Florestando o Semiárido atua na recuperação florestal de uma área de 85 hectares da caatinga por meio de ações de produção e plantio de mudas, estruturação de agroflorestas e produção diversificada com cactáceas e outras espécies adaptadas ao semiárido. Além da produção de mais de 300.000 mudas, o projeto promove o manejo sustentável do ecossistema, a produção de alimentos de forma sustentável, aplicação de tecnologias sociais para a preservação de corpos hídricos e disponibilização de água no semiárido.
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Soledade (PB), São João do Cariri (PB), Santo André (PB), Pedra Lavrada (PB), Olivedos (PB), Cubati (PB), Gurjão (PB), Juazeirinho (PB), Seridó (PB), Tenório (PB), Boa Vista (PB), Pocinhos (PB)
Florestas de Valor
Incentivar o desenvolvimento econômico sustentável mantendo a floresta em pé é o desafio a que se propõe o Projeto Florestas de Valor, iniciativa com foco na implementação de sistemas produtivos sustentáveis, reconversão produtiva de áreas degradadas e no fortalecimento das cadeias de produtos florestais não madeireiros, disseminando a agroecologia e conservando a floresta em duas regiões do Estado do Pará. Com isso, além da conservação dos recursos naturais e valorização as populações tradicionais, o projeto vai promover a fixação de carbono e a redução de emissões de gases do efeito estufa.
Linha de atuação: Florestas
Município(s): São Félix do Xingu (PA), Oriximiná (PA), Alenquer (PA), Santarém (PA), Nhamundá (AM)
Fogão do Mar
Em algumas comunidades em situação de vulnerabilidade social, é frequente o uso de fogões a lenha, que trazem riscos para o meio ambiente e para a saúde dos moradores. Para transformar esta realidade, o projeto Fogão do Mar procura difundir uma tecnologia alternativa e limpa, os fogões ecoeficientes produtivos, com o objetivo de reduzir o uso de lenha em comunidades da Reserva Extrativista da Baía do Iguape, atendendo à população local envolvida no beneficiamento de mariscos e pescados
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Maragogipe (BA), Cachoeira (BA)
Franca Austral
Com foco na preservação da biodiversidade marinha, o projeto Franca Austral tem o objetivo de ampliar e disseminar o conhecimento científico sobre a baleia-franca-austral por meio de ações de pesquisa, como a elaboração de mapas de distribuição da espécie por intermédio do monitoramento terrestre e por sobrevoo, atuando em 400 km de costa no litoral sul do Brasil. O projeto também atua na educação ambiental em seu centro de visitantes, procurando sensibilizar as pessoas para a importância da preservação das baleias para o ecossistema.
Município(s): Torres (RS), Arroio do Sal (RS), Capão da Canoa (RS), Tramandaí (RS), Imbé (RS), Cidreira (RS), Balneário Arroio do Silva (SC), Palhoça (SC), Passo de Torres (SC), Garopaba (SC), Balneário Gaivota (SC), Paulo Lopes (SC), Imbituba (SC), Jaguaruna (SC), Araranguá (SC), Laguna (SC), Florianópolis (SC) e Rincão (SC)
Gerando Futuro - Três Lagoas
Transformar vidas por meio da educação e qualificação profissional é a proposta do Projeto Gerando Futuro, que atende adolescentes, jovens e adultos em Três Lagoas (MS) com atividades de iniciação e qualificação profissional em áreas como informática, solda, mecânica de automóveis, corte e costura industrial. O projeto também integra outras atividades, como esporte, educação ambiental e cidadania.
Linha de atuação: Desenvolvimento Econômico Sustentável
Município(s): Três Lagoas (MS)
Ginga - Inovar para Transformar
O projeto Ginga - Inovar para Transformar procura ampliar o acesso de jovens a oportunidades de trabalho e renda no mercado audiovisual e de novas tecnologias, por meio de formação profissionalizante nas áreas de audiovisual, comunicação, games e novas tecnologias, além de atividades culturais com foco em comunicação e direitos humanos, cursos para educadores e lideranças comunitárias,elaboração de materiais educativos e mentoria em empreendedorismo. Ações com participação da comunidade, como maratonas de games e "hackathons", despertam o interesse de crianças e adolescentes pela tecnologia.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Duque de Caxias (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ)
Golfinho Rotador
Sediado em Fernando de Noronha (PE), o projeto Golfinho Rotador procura conciliar a preservação de ecossistemas marinhos com o desenvolvimento sustentável, abrangendo atividades de pesquisa, como monitoramentos e expedições para estudos sobre os golfinhos, ações de educação ambiental para sensibilizar população local e turistas para a importância da preservação do ecossistema marinho, além de ações de capacitação profissional, apoio a iniciativas culturais e esportivas, formação profissional e consultoria em gestão sustentável para pequenos empresários da ilha, e cursos de ecoturismo. Integrante da Rede Biomar, que reúne projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras.
Município(s): Fernando de Noronha (PE), Natal (RN), Atol das Rocas (RN)
Grael - Mar de Oportunidades
Investindo no esporte como um meio de transformação, o projeto Mar de Oportunidades, do Instituto Grael, promove a inclusão social e a cidadania de crianças e jovens de camadas sociais de baixa renda, oferecendo caminhos de socialização por meio da prática de esportes náuticos como a vela e ações de qualificação profissional preparando os jovens para o mercado de trabalho do setor náutico, numa perspectiva em que o ensino do esporte e das habilidades profissionais se integra com a educação ambiental e o resgate da cultura da maritimidade.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Niterói (RJ), São Gonçalo (RJ), Maricá (RJ), Rio de Janeiro (RJ)
Guapiaçu
O projeto Guapiaçu atua na recuperação do ecossistema de Mata Atlântica na Reserva Ecológica de Guapiaçu, localizada em Cachoeiras de Macacu (RJ), incluindo recuperação de área de 100 hectares e manutenção de área de 160 hectares recuperada nas edições anteriores do projeto. Para isto, atua na restauração ecológica, com o plantio de mudas nativas, monitoramento da qualidade da água e reintrodução de espécies da fauna nativa, como a anta, além de desenvolver programas de educação ambiental para crianças e adolescentes da região. Integra a Redágua - Rede de Conservação Águas da Guanabara, que reúne projetos voltados para conhecimento científico, educação ambiental e ações de conservação na Baía de Guanabara e entorno.
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Cachoeiras de Macacu (RJ), Itaboraí (RJ)
Hortas Orgânicas em Faixas de Dutos
O projeto Hortas Orgânicas em Faixas de Dutos incentiva a prática sustentável da agricultura como forma de mitigar riscos sociais em faixas de duto e linhas de transmissão em comunidades de Duque de Caxias e Nova Iguaçu. As atividades incluem a capacitação de famílias para a produção agrícola em hortas urbanas e comercialização dos produtos agrícolas, incluindo também assessoria e incentivo para a criação e gestão de negócios e cooperativas para incrementar a geração de renda nas comunidades por meio da agricultura orgânica.
Linha de atuação: Desenvolvimento Econômico Sustentável
Município(s): Duque de Caxias (RJ), Nova Iguaçu (RJ)
Horta Sustentável
Com foco no fomento à agricultura familiar urbana, o projeto Horta Sustentável se estrutura em três pilares: recuperação de áreas a serem cultivadas, formação continuada de agricultores familiares e incentivo ao empreendedorismo, com elaboração de planos de desenvolvimento econômico para que os participantes definam os objetivos a serem atingidos, incorporando educação, geração de renda e preservação ambiental em comunidades de Betim (MG)
Linha de atuação: Desenvolvimento Econômico Sustentável
Iluminar
Com o objetivo de promover a cidadania e a liderança por meio da educação, o projeto Iluminar atua no bairro do Aviso, em Linhares (ES), com diversas frentes de atendimento à comunidade local: atividades educativas para as crianças na primeira infância, oficinas de música, artes e esportes para crianças e adolescentes, além de ações de preparo para o mundo do trabalho e formação de lideranças comunitárias voltadas para adolescentes de 14 a 17 anos.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Linhares (ES)
Janelas para o Amanhã
Para muitas crianças e adolescentes, o acesso a equipamentos de informática desde cedo é um fator decisivo nas oportunidades de carreira que elas vão ter. Com o objetivo de aumentar a qualidade do ensino público e reduzir desigualdades na área educacional, o projeto Janelas para o Amanhã investe na inclusão digital, por meio da doação de computadores e a capacitação em tecnologia da informação de alunos e professores de escolas da rede pública de 3 Estados em áreas de atuação da Petrobras.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Angra dos Reis (RJ), Armação dos Búzios (RJ), Arraial do Cabo (RJ), Cabo Frio (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Casimiro de Abreu (RJ), Duque de Caxias (RJ), Guapimirim (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Magé (RJ), Mangaratiba (RJ), Niterói (RJ), Paraty (RJ), Quissamã (RJ), Rio das Ostras (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São João da Barra (RJ), São Francisco de Itabapoana (RJ), Saquarema (RJ),
Caraguatatuba (SP), Cosmópolis (SP), Cubatão (SP), Ilhabela (SP), Mauá (SP), Paulínia (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Sebastião (SP), Ubatuba (SP), a definir (ES)
Jardim de Nádia: Semeando o futuro da inclusão
O projeto Jardim de Nádia tem o objetivo de promover a inclusão de crianças, adolescentes e jovens com deficiências do município de Itaboraí por meio da educação, preparando-os para o mercado de trabalho e oferecendo oportunidades de geração de renda para as mães e/ou responsáveis pelos participantes. As atividades previstas incluem oficinas de arte educação e formação para o mundo do trabalho, atendimento psicossocial aos participantes e seus familiares, além de capacitação para a geração de renda das mães ou responsáveis pelos participantes.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Itaboraí (RJ)
Jovens Comunicadores
Com foco na educação para o mundo do trabalho, o projeto Jovens Comunicadores prevê atender 600 jovens entre 16 e 29 anos com ações de educação e qualificação nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, incluindo formação técnica sobre as mídias. Os participantes formarão uma rede de jovens comunicadores que atuarão checando e produzindo informações sobre direitos fundamentais, servindo como canal direto com a população local por meio de uma Agência Popular de Comunicação. Esta capacitação e experiência visa aumentar suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Niterói (RJ), São Gonçalo (RJ)
Mamíferos Aquáticos da Amazônia
Contribuindo para a preservação de espécies ameaçadas na região amazônica, o projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia desenvolve estudos de ecologia, história natural e comportamento dos mamíferos aquáticos da Amazônia, a fim de aprimorar o conhecimento científico sobre estas espécies, ressaltando a importância ecológica desses animais junto às comunidades ribeirinhas e o uso sustentável dos recursos naturais, de forma a garantir a conservação dessas espécies e diminuir ameaças como a caça ilegal.
Município(s): Manaus (AM), Manacapuru (AM), Iranduba (AM), Tefé (AM), Coari (AM), Alvarães (AM), Uarini (AM), Fonte Boa (AM), Presidente Figueiredo (AM), Beruri (AM), Codajás (AM), Tapauá (AM), Anori (AM) e Coari (AM)
Mangues da Amazônia
O Projeto Mangues da Amazônia atua na recuperação e conservação de manguezais em Reservas Extrativistas Marinhas no estado do Pará, promovendo estratégias de manejo sustentável da madeira e do caranguejo-uçá com a participação das comunidades locais, além de ações de educação ambiental e capacitação voltadas para a comunidade, bem como atividades de pesquisa sobre a ecologia dos manguezais, ecossistemas fundamentais para a fixação de carbono e mitigação das mudanças climáticas
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Augusto Corrêa (PA), Tracuateua (PA), Bragança (PA)
Mão na Massa
Sediado no Rio de Janeiro, o projeto Mão na Massa quebra preconceitos ao promover a qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social na indústria da construção civil, por meio de cursos de pedreira, eletricista, pintora, e outras áreas da construção civil, ampliando oportunidades de geração de renda nas comunidades e estimulando o empreendedorismo e a criação de novos empregos
Linha de atuação: Educação
Município(s): Itaboraí (RJ), Maricá (RJ), São Gonçalo (RJ)
Mão na Massa - Bahia
Com o objetivo de promover a empregabilidade e a geração de renda, o projeto Mão na Massa - Bahia oferece atividades de qualificação profissional em áreas da construção civil, como pedreiro, eletricista, pintor e carpinteiro, para jovens e adultos de 17 a 40 anos em diversas comunidades dos municípios de Alagoinhas e Araçás (BA), visando contribuir para o desenvolvimento de competências para o trabalho, ampliação das oportunidades de inserção profissional e fortalecimento das instituições locais.
Linha de atuação: Desenvolvimento Econômico Sustentável
Município(s): Alagoinhas (BA), Araçás (BA)
Mão na massa - Canoas
Visando promover a geração de renda e o empreendedorismo, o projeto Mão na Massa - Canoas oferece atividades de qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio de um Centro de Formação em Gastronomia, onde são oferecidos cursos de cozinheira, atendente de nutrição, panificação e outras áreas da gastronomia, com ênfase no empreendedorismo e na cidadania
Linha de atuação: Educação
Município(s): Canoas (RS)
Maré Unida
O boxe e as artes marciais podem combater a violência, pela transformação que promovem nas vidas de quem pratica. Partindo desse princípio, o projeto Maré Unida, da Luta Pela Paz, oferece atividades esportivas, com foco em esportes de luta, de forma integrada a atividades de qualificação profissional e preparação para o mercado de trabalho, atendendo crianças, adolescentes e jovens no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e no Parque das Missões, em Duque de Caxias.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ), Magé (RJ)
Mariscar é uma Arte
Tradicionalmente praticada pelas mulheres da Ilha de Maré, na Bahia, a catação e beneficiamento de mariscos e pescados pode ser um caminho para conciliar a geração de renda e o desenvolvimento sustentável na comunidade. Para aproveitar esse potencial, o projeto Mariscar é uma Arte oferece capacitação profissional para essas mulheres em boas práticas de beneficiamento de pescados, apoiando na construção de unidades de beneficiamento. As ações também integram educação ambiental e economia solidária.
Linha de atuação: Desenvolvimento Econômico Sustentável
Município(s): Salvador (BA)
Meninas em Movimento
Com o objetivo de enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes, o projeto Meninas em Movimento promove o protagonismo de meninas e mulheres jovens e a articulação com a rede de proteção aos direitos. Entre as atividades realizadas pelo projeto, estão oficinas voltadas para prevenção à violência sexual, campanhas de comunicação e ações junto aos órgãos locais que atuam na garantia aos direitos da criança e do adolescente
Linha de atuação: Educação
Município(s): Recife (PE), Ipojuca (PE), Cabo de Santo Agostinho (PE)
Meros do Brasil
Gigantes das águas, que podem atingir mais de dois metros de comprimentos, os meros são peixes importantes para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e estão ameaçados de extinção. O projeto Meros do Brasil, integrante da rede Biomar, tem como objetivo a conservação dos meros e dos ambientes costeiros e marinhos onde eles habitam. Para tanto, desenvolve ações de pesquisa científica, como telemetria e monitoramento das populações de meros, mapeando suas rotas de migração e monitorando encalhes, além de comunicação e educação ambiental. Integrante da Rede Biomar, que reúne projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras, e da Redágua - Rede de Conservação Águas da Guanabara, que articula projetos voltados para conhecimento científico, educação ambiental e ações de conservação na Baía de Guanabara e entorno.
Município(s): São Mateus (ES), Conceição da Barra (ES), Guaratuba (PR), Matinhos (PR), Pontal do Paraná (PR), Curitiba (PR), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC), Joinville (SC), Barra do Sul (SC), Itapoá (SC), Florianópolis (SC), Bragança (PA), Belém (PA), Augusto Corrêa (PA), Tamandaré (PE), Rio Formoso (PE), São José da Coroa Grande (PE), Sirinhaém (PE), Ipojuca (PE), Recife (PE), Fernando de Noronha (PE), Penedo (AL), Piaçabuçu (AL), Porto Seguro (BA), Caravelas (BA), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Magé (RJ), Guapimirim (RJ), Ubatuba (SP), Santos (SP), Guarujá (SP), Santos (SP), São Vicente (SP), Cubatão (SP), Praia Grande (SP)
Estado(s): ES, PR, SC, PA, PE, AL, BA, RJ, SP
Mobilizar e Agir
Para promover a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, enfrentando ameaças como a violência e a exploração sexual, o projeto Mobilizar e Agir promove o protagonismo das crianças e adolescentes e o fortalecimento de seus vínculos familiares, por meio de acompanhamento psicossocial e oficinas educativas. Ao mesmo tempo, o projeto também atua em parceria com os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, por meio de seminários para engajar os profissionais do sistema no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, procurando transformar essa realidade.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Manaus (AM), Coari (AM)
No Clima da Caatinga
A caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, é um dos ambientes com maior biodiversidade do mundo e também um dos mais ameaçados. O projeto No Clima da Caatinga busca mudar esse cenário, atuando na Reserva Natural Serra das Almas, entre Ceará e Piauí, em ações de conservação ambiental, proteção de recursos hídricos, promovendo a difusão de tecnologias sustentáveis como o forno solar, o fogão ecoeficiente e a cisterna de placas nas comunidades do entorno. Também investe em ações de educação ambiental nas comunidades, estímulo à criação de políticas públicas ambientais e incentivo à gestão de Reservas Particulares do Patrimônio Natural
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Crateús (CE), Buriti dos Montes (PI)
O Axé da Nossa Cor Vence a Violência
Esporte, cultura local e educação integral para combater a violência: esta é a proposta do projeto O Axé da Nossa Cor, que atende crianças, adolescentes e jovens com atividades educativas no contraturno escolar de forma integrada a aulas de capoeira, percussão e futebol, elementos importantes da identidade cultural local, além de atividades de educação para a cidadania, bem como formação de agentes multiplicadores nas comunidades
Linha de atuação: Educação
Município(s): Salvador (BA)
Oficina de Palavra - construindo histórias
Combater a violência contra crianças e adolescentes por meio do atendimento social e de atividades educativas e culturais é a proposta do Oficina de Palavra, que atende crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em comunidades do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, por meio de acompanhamento psicossocial e psicoterapêutico para envolvidos em situações de violência. As oficinas de grupo RapLab usam a música e a poesia para o desenvolvimento dos participantes. O projeto também atua junto à rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente, por meio da capacitação continuada para educadores e outros profissionais da rede.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Rio de Janeiro (RJ), Nova Iguaçu (RJ)
Primeira Infância Cidadã
Com o objetivo de tornar a primeira infância uma prioridade nas políticas públicas municipais, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos e as políticas públicas para os direitos da criança, o projeto Primeira Infância Cidadã desenvolve ações em 15 municípios. O projeto inclui o diagnóstico das condições locais e a qualificação de profissionais do poder público e da sociedade civil que atuam na elaboração de políticas públicas para Primeira Infância, apoiando na elaboração e revisão de Planos Municipais para Primeira Infância. Faz parte da Iniciativa Territórios pela Primeira Infância, que integra projetos com foco na promoção e garantia dos direitos de crianças de 0 a 6 anos, em 15 municípios de áreas de atuação da Petrobras nos estados de SP, RJ, ES, RN e SE.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Linhares (ES), Presidente Kennedy (ES), Vitória (ES), Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Quissamã (RJ), Caraguatatuba (SP), Cosmópolis (SP), Mauá (SP), São Sebastião (SP), Ubatuba (SP), Laranjeiras (SE), Mossoró (RN)
Estado(s): SP,RJ,ES,RN,SE
Primeira Infância em Primeiro Lugar
Para aperfeiçoar o atendimento às crianças na primeira infância, o projeto Primeira Infância em Primeiro Lugar, desenvolvido pela Unesco, promove a capacitação de organizações da sociedade civil que atendem a esse público, procurando estimular e desenvolver ações de garantia dos direitos da criança de forma ética e responsável. Partindo de um levantamento de boas práticas de OSCs que atuam no tema, o projeto pretende desenvolver e oferecer uma capacitação para 210 representantes de organizações parceiras em 15 municípios de áreas de atuação da Petrobras. Faz parte da Iniciativa Territórios pela Primeira Infância, que integra projetos com foco na promoção e garantia dos direitos de crianças de 0 a 6 anos, em 15 municípios de áreas de atuação da Petrobras nos Estados de SP, RJ, ES, RN e SE.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Linhares (ES), Presidente Kennedy (ES), Vitória (ES), Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Quissamã (RJ), Caraguatatuba (SP), Cosmópolis (SP), Mauá (SP), São Sebastião (SP), Ubatuba (SP), Laranjeiras (SE), Mossoró (RN)
Estado(s): SP, RJ, ES, RN, SE
Qualificação Direta em Primeira Infância
Para promover a melhoria na educação para crianças de 0 a 6 anos, o projeto Qualificação Direta em Primeira Infância, realizado pela FGV, busca assessorar e qualificar profissionais da rede municipal de ensino que trabalham com esse público em 15 municípios onde a Petrobras atua. Em parceria com as prefeituras e órgãos municipais envolvidos na garantia dos direitos da criança e do adolescente, o projeto desenvolve mentorias com secretários, gestores e profissionais envolvidos na elaboração das políticas públicas. O projeto também dá apoio ao diagnóstico de indicadores da educação infantil e elaboração de plano de metas para desenvolvimento de educação infantil nos municípios. Faz parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância, que integra projetos com foco na promoção e garantia dos direitos de crianças de 0 a 6 anos, em 15 municípios de áreas de atuação da Petrobras nos Estados de SP, RJ, ES, RN e SE.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Linhares (ES), Presidente Kennedy (ES), Vitória (ES), Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Quissamã (RJ), Caraguatatuba (SP), Cosmópolis (SP), Mauá (SP), São Sebastião (SP), Ubatuba (SP), Laranjeiras (SE), Mossoró (RN)
Estado(s): RJ,SP,SE,RN,ES
Raízes do Purus
Por meio do manejo sustentável da floresta, os povos indígenas podem contribuir para a preservação da Amazônia e gerar renda para suas comunidades. O projeto Raízes do Purus promove iniciativas de proteção, gestão e uso sustentável de produtos naturais, como pescados, frutas, óleo de copaíba e outros produtos da agroecologia e do extrativismo sustentável, nas Terras Indígenas (TIs) Caititu, Jarawara/Jamamadi/Kanamanti, Paumari do Lago Manissuã, Paumari do Lago Paricá, Paumari do Cuniuá e Deni, dos povos Apurinã, Jamamadi, Paumari e Deni do Rio Xeruã.
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Lábrea (AM), Tapauá (AM), Itamarati (AM)
Rebimar
O projeto Rebimar atua na área litorânea entre o PR e o sul de SP, que tem um dos maiores remanescentes da Mata Atlântica e uma das maiores biodiversidades marinhas do país, tendo como objetivo a conservação e recuperação desses ambientes costeiros e das espécies ameaçadas na região, como o mero, as tartarugas-marinhas e a raia-viola, por meio de pesquisas científicas sobre essas espécies e seus habitats, estudos sobre impacto dos microplásticos no ecossistema, além de ações de educação ambiental para as comunidades pesqueiras da região
Município(s): Guaraqueçaba (PR), Guaratuba (PR), Matinhos (PR), Paranaguá (PR), Pontal do Paraná (PR), Cananeia (SP), Iguape (SP)
Recupera Caatinga
A preservação da caatinga é fundamental para recuperar e manter fontes naturais de água, combater a desertificação e mitigar as mudanças climáticas. Com esse objetivo, o projeto Recupera Caatinga, realizado em parceria com comunidades tradicionais, promove a recuperação de áreas degradadas no sertão de Pernambuco. O projeto implanta sistemas de recuperação da vegetação aliados à produção sustentável, promove ações de recuperação de rios e matas ciliares e o resgate de conhecimentos tradicionais das comunidades sobre o uso das plantas, além de pesquisas sobre espécies nativas da caatinga resilientes a condições climáticas extremas.
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Santa Maria da Boa Vista (PE), Cabrobó (PE)
Rede Solidária de Mulheres de Sergipe
A proposta da Rede Solidária para promover a geração de renda de forma sustentável começa pela valorização de saberes tradicionais, como a tradição das catadoras de mangaba de Sergipe, que utilizam materiais da biodiversidade local para a confecção de diversos produtos. Para fortalecer essa produção, o projeto inclui atividades de qualificação profissional em agroecologia, confecção e comercialização de produtos agroecológicos e comercialização, de forma integrada com ações de educação ambiental para promover o uso sustentável dos recursos locais.
Linha de atuação: Desenvolvimento Econômico Sustentável
Município(s): Carmópolis (SE), Divina Pastora (SE), Japaratuba (SE), Pirambu (SE), Barra dos Coqueiros (SE), Estância (SE), Indiaroba (SE)
Robot em Ação
O ensino da robótica pode transformar a vida de crianças e adolescentes, ajudando a consolidar conhecimentos de matemática e ciências e preparando-os para novas oportunidades de carreira. Esta é a proposta do Robot em Ação, que tem o objetivo de contribuir para a melhora no processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e adolescentes das comunidades de Piquiri e Sussuarana, em Mossoró (RN). através do ensino de robótica, música e esporte educacional.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Mossoró (RN)
Semeando Água
A degradação de áreas florestais tem impactos negativos sobre o fornecimento de água em regiões como a Serra da Cantareira, que fornece água para a Grande São Paulo. Para combater esse problema, o projeto Semeando Água promove a adoção de novas tecnologias de produção rural e ações de restauração florestal na região, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas para o desenvolvimento econômico da região por meio da agricultura sustentável
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Mairiporã (SP), Nazaré Paulista (SP), Piracaia (SP), Joanópolis (SP), Braganca Paulista (SP), Paulínia (SP), Extrema (MG), Camanducaia (MG), Itapeva (MG)
Semeando Cidadania, Saber & Cultura
Com o objetivo de contribuir para o resgate e valorização da arte e cultura mineira, o projeto Semeando Cidadania, Saber e Cultura desenvolve atividades educacionais e artísticas para crianças a partir da primeira infância e adolescentes, incluindo educação patrimonial, arte educação, literatura, educação musical, além do ensino de Libras, que promove a integração e inclusão dos surdos.
Linha de atuação: Educação
Sertão Carioca
O projeto Sertão Carioca promove a conservação dos recursos naturais em uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca, no Rio de Janeiro, envolvendo as comunidades tradicionais que habitam a região na implantação de 30 unidades agroflorestais, incentivando a geração de renda de forma sustentável com base na valorização e preservação dos bens e serviços ambientais e culturais. Além da produção agrícola, as ações do projeto também incluem o turismo de base comunitária e valorização de produtos da sociobiodiversidade local.
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Rio de Janeiro (RJ)
Synapse - Alfabetização e Educação Infantil
Visando aprimorar a qualidade do ensino voltado para crianças, o projeto Synapse promove a replicação e aperfeiçoamento de tecnologias sociais para alfabetização e gestão escolar, capacitando educadores e gestores escolares em metodologias inovadoras que são adaptadas para a realidade dos 15 municípios onde atua. Além das capacitações e oficinas, o projeto também disponibiliza recursos tecnológicos como aplicativos para aperfeiçoar a gestão escolar nos municípios atendidos. Faz parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância, que integra projetos com foco na promoção e garantia dos direitos de crianças de 0 a 6 anos, em 15 municípios de áreas de atuação da Petrobras nos Estados de SP, RJ, ES, RN e SE.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Linhares (ES), Presidente Kennedy (ES), Vitória (ES), Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Quissamã (RJ), Caraguatatuba (SP), Cosmópolis (SP), Mauá (SP), São Sebastião (SP), Ubatuba (SP), Laranjeiras (SE), Mossoró (RN)
Teatro das Oprimidas
O Teatro do Oprimido, metodologia desenvolvida pelo dramaturgo Augusto Boal, estimula os participantes a interagirem e refletirem sobre situações da vida. A partir dessa proposta, o projeto Teatro das Oprimidas promove a disseminação de Grupos Teatrais Populares e a formação de multiplicadores para atuar com essa metodologia junto a jovens em espaços populares, incentivando a transformação social por meio da arte
Linha de atuação: Educação
Município(s): Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Maricá (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Gonçalo (RJ)
Tecendo as Águas
O projeto Tecendo as Águas tem como objetivo promover a preservação e o uso sustentável dos recursos hídricos no litoral norte de São Paulo, por meio de práticas de turismo responsável, que gera renda de forma sustentável, junto com ações de conservação da biodiversidade e educação ambiental para sensibilizar as comunidades do entorno
Município(s): São Sebastião (SP), Ilhabela (SP), Caraguatatuba (SP)
Tecendo Redes na Primeira Infância
Com o objetivo de contribuir para a garantia dos direitos da criança, o projeto Tecendo Redes na Primeira Infância atua no atendimento psicossocial e pedagógico a crianças na primeira infância (0 a 6 anos), por meio de acompanhamento interdisciplinar para prevenir e minimizar situações de violência e suas consequências. Além do atendimento direto às crianças e famílias, o projeto também realiza diagnósticos, consultorias e capacitações para profissionais que executam políticas públicas para a primeira infância. Outra frente de atuação é a prevenção, por meio de ações preventivas voltadas para trabalhadores no entorno de grandes operações e campanhas de massa para público amplo
Linha de atuação: Educação
Município(s): Itaboraí (RJ), São Gonçalo (RJ)
Tradição e Futuro na Amazônia
Preservar a floresta amazônica por meio da conservação das tradições dos povos locais é a proposta do Tradição e Futuro na Amazônia, no MT e PA. As ações do projeto incluem educação ambiental, que valoriza conhecimentos ancestrais, desenvolvimento de um Plano de Gestão para o território trabalhado, mapeamento de estoques de carbono e implementação de sistemas agroflorestais para promover a geração de renda de forma sustentável
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Santa Cruz do Xingu (MT), Peixoto de Azevedo (MT), Matupá (MT), São José do Xingu (MT), Cumaru do Norte (PA), São Félix do Xingu (PA),
Ourilândia do Norte (PA), Pau d`Arco (PA), Floresta do Araguaia (PA), Altamira (PA), Bannach (PA), Redenção (PA)
Uçá
O manguezal é um ecossistema importante para a fixação de carbono e o equilíbrio ambiental nos oceanos. Para promover a preservação desses ambientes, o projeto Uçá promove ações de combate ao lixo costeiro, reflorestamento e monitoramento de manguezais na baía de Guanabara, de forma integrada com a produção de conhecimento científico. O caranguejo-uçá, por ser uma das espécies mais conhecidas desse ambiente, tornou-se a bandeira desse projeto, que também desenvolve ações de educação ambiental, envolvendo jovens como agentes multiplicadores. O projeto Uçá faz parte da Redágua - Rede de Conservação Águas da Guanabara, que integra projetos voltados para conhecimento científico, educação ambiental e ações de conservação na Baía de Guanabara e entorno.
Município(s): Guapimirim (RJ), Itaboraí (RJ), Maricá (RJ), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ)
Unicirco Arte, Educação e Comunidade
O circo, além de diversão, também pode representar a transformação na vida para crianças, adolescentes e jovens. A proposta do Unicirco é promover a inserção social de crianças e adolescentes de comunidades do Rio de Janeiro e região metropolitana por meio do desenvolvimento de atividades pedagógicas, sociais, artísticas e culturais, com ênfase nas atividades circenses, envolvendo a comunidade em eventos abertos ao público.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ)
Vale Sustentável
O projeto Vale Sustentável atua na preservação da caatinga, por meio da recuperação e monitoramento de 150 hectares de áreas degradadas no sertão potiguar, além da implantação de hortas agroecológicas, quintais produtivos, apiários e meliponários, fomentando a geração de renda sustentável pela agroecologia. O projeto também desenvolve ações de educação ambiental, qualificando jovens para atuarem como agentes ambientais, em coleta de sementes nativas para reflorestamento, além de atividades voltadas para alunos da rede pública de ensino
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Açu (RN), Guamaré (RN), Carnaubais (RN), Alto do Rodrigues (RN)
Vidançar
O projeto Vidançar realiza oficinas de dança, reforço escolar, inglês e apoio psicossocial para crianças, adolescentes e jovens no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Nesta edição, com o patrocínio da Petrobras, o projeto prevê incluir também oficinas de Educação para Cidadania, envolvendo temas como inovação, direitos humanos, ética, cidadania e outros temas transversais, atendendo cerca de 300 alunos.
Linha de atuação: Educação
Município(s): Rio de Janeiro (RJ)
Viva o Peixe-Boi Marinho
O projeto Viva o Peixe-Boi Marinho atua na pesquisa e conservação desta espécie ameaçada no litoral do Nordeste brasileiro. Por meio das pesquisas científicas, com monitoramento e reintrodução de peixes-bois em seu hábitat, o projeto espera apoiar o fortalecimento de áreas marinhas protegidas, enquanto ferramenta para a conservação. As ações de conservação são desenvolvidas de modo a envolver e beneficiar as comunidades costeiras, envolvendo educação ambiental, turismo de base comunitária e apoio a políticas públicas.
Município(s): Mataracá (PB), Baía da Traição (PB), Marcação (PB), Rio Tinto (PB), Lucena (PB), Cabedelo (PB), João Pessoa (PB), Conde (PB), Pitimbu (PE), Goiana (PE), Porto das Pedras (AL), Brejo Grande (SE), Pacatuba (SE), Pirambu (SE), Barra dos Coqueiros (SE), Aracaju (SE), São Cristóvão (SE), Itaporanga (SE), Estância (SE), Jandaíra (BA)
Estado(s): AL, BA, PB, PE, SE
Viveiro Cidadão
O projeto Viveiro Cidadão promove a recuperação florestal de 120 hectares de áreas desmatadas em 10 municípios de Rondônia, no bioma Amazônia, contribuindo para a fixação de carbono e a proteção dos recursos hídricos. Estas ações são desenvolvidas em parceria com comunidades tradicionais da região, incentivando a produção agroflorestal para geração de renda de forma sustentável, a valorização de conhecimentos tradicionais e as ações de cultivo de mudas e reflorestamento, contribuindo para a preservação da floresta amazônica. Também prevê a implantação da escola da restauração Econômico-Ecológica, Jardim Sensorial, Rede de Sementes da Bioeconomia Amazônica.
Linha de atuação: Florestas
Município(s): Rolim de Moura (RO), Novo Horizonte d'Oeste (RO), Castanheiras (RO), Nova Brasilândia d'Oeste (RO), Santa Luzia do Oeste (RO), Alta Floresta do Oeste (RO), Cacoal (RO), Pimenta Bueno (RO), Alto Alegre dos Parecis (RO), São Felipe d'Oeste (RO)